Blog Dr. Rafael Coelho

Emagrecimento, bem estar & performance humana

Aumento do hormônio cortisol no organismo eleva quadro de estresse

Aumento do hormônio cortisol no organismo eleva quadro de estresse

Hoje em dia, os indivíduos têm uma rotina corrida e deixam de lado hábitos essenciais, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos para se dedicarem mais ao trabalho e outras atividades. Porém, quando esquecemos de olhar com autocuidado para a nossa saúde, iniciamos uma desregulação hormonal em nosso organismo. Com a cobrança social, seja no trabalho, seja em casa, inicia-se, portanto, um quadro de estresse mediado pelo hormônio cortisol.

Prática da musculação deve ser incentivada nos idosos

Prática da musculação deve ser incentivada nos idosos

Sabemos da importância da prática de atividade física em todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos), pois o exercício melhora o condicionamento físico, o ganho de massa muscular, controla o peso e diminui o risco de doenças como o diabetes e hipertensão arterial. Claro que em cada faixa etária existe o tipo mais adequado para que existam os benefícios e essas pessoas possam desfrutar disso. No caso da população idosa, com a devida orientação do profissional de educação física, a musculação, deve ser incentivada, pois, o treinamento com peso aumenta a densidade óssea, combatendo a osteoporose, fortalece o sistema musculoesquelético, evitando problemas cardíacos, produz uma maior força muscular, o que se realiza na melhora da coordenação motora.

Coloque mais verde no prato e coma mais saudável

Coloque mais verde no prato e coma mais saudável

Consumir regularmente folhas é fundamental para manter uma alimentação balanceada. São alimentos que oferecem inúmeros benefícios como vitaminas e minerais essenciais para a saúde e manutenção dos micronutrientes. Muitas delas também contêm antioxidantes, moléculas capazes de conter os danos oxidativos provocados pelos radicais livres – prevenindo, assim, o envelhecimento das células do corpo e ainda agindo na prevenção de diversos tipos de câncer.

Movimento é vida: milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa

Movimento é vida: milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas todos os anos, ao redor do mundo, se as pessoas fossem mais ativas. A atividade física regular pode prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo o câncer, além de reduzir os sintomas de depressão, ansiedade, estresse e melhorar o sono. Vamos para dados mais de perto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 40% dos adultos brasileiros são sedentários.

Diferenças entre gordura branca e marrom

Diferenças entre gordura branca e marrom

Hoje trago para nossa explanação dois tipos de gorduras do nosso organismo: a gordura branca e gordura marrom. A gordura branca em excesso leva mais à obesidade ou sobrepeso, além de doenças cardiovasculares. A pessoa que possui mais a gordura marrom tende ao emagrecimento.

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