Blog Dr. Rafael Coelho
Emagrecimento, bem estar & performance humana
Como a alimentação pode influenciar a qualidade do sono?
Veja que interessante: há um mecanismo no nosso sistema chamado ciclo circadiano, também conhecido por relógio biológico. É ele que regula o sono e o apetite, duas reações do organismo intimamente ligadas. Por isso, a alimentação pode ter sim influência direta no sono...
Glutamina: nutriente encontrado nos alimentos ou suplementos
A glutamina é um aminoácido encontrado nos nossos músculos e tem a capacidade de produzir antioxidantes (substâncias, como vitaminas e sais minerais, protetoras das células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo corpo), além de trabalhar em prol da defesa do organismo. A glutamina também coopera no equilíbrio da flora intestinal, ajudando na desinflamação das células do intestino, regularizando a quem tem prisão de ventre e diarreia. O aminoácido também pode ser adquirido na alimentação e suplementação.
Vou explicar para você a diferença entre carboidrato simples e complexo
Carboidratos são fontes de energia Carboidrato é uma fonte de energia. Temos o carboidrato simples e complexo. O índice glicêmico é a principal diferença entre os dois tipos. Carboidratos são compostos orgânicos com uma estrutura rica em átomos de carbonos e...
Aumento do hormônio cortisol no organismo eleva quadro de estresse
Hoje em dia, os indivíduos têm uma rotina corrida e deixam de lado hábitos essenciais, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos para se dedicarem mais ao trabalho e outras atividades. Porém, quando esquecemos de olhar com autocuidado para a nossa saúde, iniciamos uma desregulação hormonal em nosso organismo. Com a cobrança social, seja no trabalho, seja em casa, inicia-se, portanto, um quadro de estresse mediado pelo hormônio cortisol.
Prática da musculação deve ser incentivada nos idosos
Sabemos da importância da prática de atividade física em todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos), pois o exercício melhora o condicionamento físico, o ganho de massa muscular, controla o peso e diminui o risco de doenças como o diabetes e hipertensão arterial. Claro que em cada faixa etária existe o tipo mais adequado para que existam os benefícios e essas pessoas possam desfrutar disso. No caso da população idosa, com a devida orientação do profissional de educação física, a musculação, deve ser incentivada, pois, o treinamento com peso aumenta a densidade óssea, combatendo a osteoporose, fortalece o sistema musculoesquelético, evitando problemas cardíacos, produz uma maior força muscular, o que se realiza na melhora da coordenação motora.
Coloque mais verde no prato e coma mais saudável
Consumir regularmente folhas é fundamental para manter uma alimentação balanceada. São alimentos que oferecem inúmeros benefícios como vitaminas e minerais essenciais para a saúde e manutenção dos micronutrientes. Muitas delas também contêm antioxidantes, moléculas capazes de conter os danos oxidativos provocados pelos radicais livres – prevenindo, assim, o envelhecimento das células do corpo e ainda agindo na prevenção de diversos tipos de câncer.
Açaí contribui para desinflamar o organismo
O açaí é uma fruta do norte do Brasil e caiu no gosto dos brasileiros de todas as regiões. Alimento saudável para a qualidade de vida das pessoas, rico em antioxidantes, fibras e gorduras boas. Junto com hábitos saudáveis de vida, como atividade física e...
Hábitos para longevidade saudável
O brasileiro, em 2019, tinha expectativa de vida, em média, até os 76,6 anos. A expectativa de vida dos homens passou de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos. Os dados são de 2020.
Movimento é vida: milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas todos os anos, ao redor do mundo, se as pessoas fossem mais ativas. A atividade física regular pode prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo o câncer, além de reduzir os sintomas de depressão, ansiedade, estresse e melhorar o sono. Vamos para dados mais de perto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 40% dos adultos brasileiros são sedentários.
Diferenças entre gordura branca e marrom
Hoje trago para nossa explanação dois tipos de gorduras do nosso organismo: a gordura branca e gordura marrom. A gordura branca em excesso leva mais à obesidade ou sobrepeso, além de doenças cardiovasculares. A pessoa que possui mais a gordura marrom tende ao emagrecimento.