A expectativa de vida no Brasil tem aumentado nas últimas décadas, sendo a média de 75 anos. Em países desenvolvidos é de 84 anos. Desde o século 19 a expectativa de vida da população cresce em escala geométrica. Temos os avanços na ciência e medicina, que apontam para essa crescente expectativa. O cuidar da saúde e hábitos de vida são fundamentais para se ter o envelhecimento saudável. Manter-se produtivo é muito importante para o corpo e a mente de quem já chegou na terceira idade.

A chamada medicina para a longevidade saudável nasceu nos Estados Unidos, em 1990, o objetivo deste movimento é proporcionar hábitos de vida com maior produtividade. Para chegar produtivamente aos 60, 70, 80 anos de idade é preciso cuidar da saúde e bem-estar, desde agora.

Separei hábitos para você cultivar uma longevidade saudável e ter qualidade de vida:

-Beba água – procure se hidratar durante todo o dia. Pode ser em pequenas quantidades, mas, que ao longo do dia chegue a 2 litros.

-Medite – Pratique o silêncio. Ouça o seu corpo. Respire calma e profundamente, faça de 10 a 20 respirações, com atenção plena, diariamente.

-Sono – é importante manter um sono restaurador. Mais do que dormir muito, é manter uma boa qualidade de sono. Use óleo essencial para ter um sono mais agradável. Lavanda e laranja doce são as que me relaxam mais.

-Tome chá – em uma pesquisa feita na China, com 100 médicos acima de 90 anos, chás antioxidantes fazem parte da dieta dos pesquisados. Todos estavam produtivamente cultivando hábitos como leitura, trabalho, exercícios e lazer.

E separo ainda dois hábitos que sempre aconselho para os meus pacientes no consultório:

-Alimentação saudável: coma alimentos de “verdade”, frutas e verduras, evite enlatados e embutidos, assim como o excesso e frituras, farinha branca, sal e açúcar.

-Movimente-se: movimento é vida. Portanto, mantenha um treino regular. Ande, corra, dance, pedale. Não fique parado. Faça aquilo que você tenha mais prazer.

Cultive o autocuidado e perceba que a vida vala à pena ser vivida.

Seja a sua melhor versão

Rafael Coelho