O brasileiro, em 2019, tinha expectativa de vida, em média, até os 76,6 anos. A expectativa de vida dos homens passou de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos. Os dados são de 2020. Avanços na ciência e medicina apontam essa crescente expectativa. A saúde e hábitos de vida equilibrados são fundamentais para se ter uma longevidade saudável. Manter-se produtivo é muito importante para o corpo e a mente de quem já chegou na terceira idade. A chamada medicina para a longevidade saudável nasceu nos Estados Unidos, em 1990, O objetivo deste movimento é proporcionar hábitos de vida com maior produtividade. Para chegar produtivamente aos 60, 70, 80 anos de idade é preciso cuidar da saúde e bem-estar, desde a juventude.  

Separei 7 hábitos para você cultivar uma longevidade saudável:

-Beba água – procure se hidratar durante todo o dia

-Medite – esvazie a mente e pratique o silêncio. Respire calma e profundamente, faça de 10 a 20 respirações, com atenção plena, diariamente.

-Sono – é importante fazer manter um sono restaurador. Mais do que dormir muito, é manter uma boa qualidade de sono.

-Tome chá – em uma pesquisa feita na China, com 100 médicos acima de 90 anos, identificou que chás antioxidantes fazem parte da dieta dos pesquisados. Todos estavam produtivamente cultivando hábitos como leitura, trabalho, exercícios e lazer.

E separo ainda 2 hábitos que sempre aconselho para os meus pacientes:

-Alimentação saudável: coma alimentos de “verdade”, frutas e verduras, evite enlatados e embutidos, assim como o excesso de frituras, farinha branca, sal e açúcar.

-Movimente-se: movimento é vida. Portanto, mantenha um treino regular. Ande, corra, dance, pedale. Não fique parado. Faça aquilo que você tenha mais prazer.

Viver de maneira funcional é possível com atitudes diárias que possam impactar positivamente a qualidade de vida.

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