O magnésio é classificado como mineral, que pode ser absorvido pelo organismo em diversos alimentos como sementes, amendoim e leite. O magnésio regula o funcionamento dos nervos, dos músculos e também ajuda a controlar o açúcar no sangue, é bastante conhecido como laxante combatendo a constipação, ajuda a prevenir a osteoporose, diminuir o acumulo de placas de gordura no sangue, aliviar azia e má digestão. No geral, através de uma alimentação balanceada, o mineral é alcançado em nosso corpo.

Uma notícia muito interessante é que o magnésio atua na aprendizagem e memória, segundo estudos de neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China. De acordo com as pesquisas feitas em ratos jovens e idosos, o magnésio aumenta a plasticidade cerebral e a densidade das sinapses no hipocampo – a zona do cérebro que aloja a memória – ocasionando uma melhora nas habilidades de aprendizado e memória.

Alimentos ricos em magnésio – Imagem: Canva

Separei uma lista com alguns alimentos com o magnésio:

Os alimentos ricos em magnésio normalmente também são ricos em fibras, sendo os principais os grãos integrais, os legumes e os vegetais. Inclua esses alimentos em seu plano alimentar: feijão, lentilha, aveia, trigo integral, arroz integral, frutas como abacate, banana e kiwi, folhas verdes, brócolis e o jerimum. Não ficam de fora: amêndoa, avelã, castanhas, amendoim, derivados do leite, cacau.

Suplementação:

A suplementação do magnésio deve ser recomendada pelo médico ou nutricionista, já que a dose depende da causa que está originando a deficiência do mineral, o excesso do magnésio pode causar náuseas, vômitos, hipotensão, sonolência, visão dupla e fraqueza. Já a sua carência leva à fadiga, insônia, prisão de ventre, enxaqueca, cãibra, além de acentuar a diabetes tipo II, pressão alta e arritmia cardíaca, portanto trabalha também a favor do nosso sistema cardiovascular. A deficiência do magnésio na população é ocasionada, principalmente, pela ingestão cotidiana de alimentos industrializados, processados, excesso de refrigerantes. A alimentação mais natural possível suprirá diversos nutrientes que precisamos para nossa qualidade de vida. Diante dos benefícios do magnésio, que tal melhorar a nossa memória?

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Artigo originalmente publicado em http://www.folhape.com.br

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