A TV Globo, lembrando o Setembro Amarelo, destacou a importância dos alimentos para uma melhor saúde mental. Destacamos a ação do triptofano, um aminoácido importante para a comunicação entre os neurotransmissores.

Segundo o Ministério da Saúde, 24 milhões de pessoas sofrem de depressão na América latina. O nosso corpo produz serotonina, um neurotransmissor, que oferece ao nosso cérebro a sensação de bem-estar e melhora do humor, que tem como percurso o triptofano.

Vamos conferir alimentos que ajudam na formação da serotonina? Só esclarecendo que a medicação não deve ser excluída, caso tenha sido passada por um psiquiatra, bem como a terapia, do psicólogo, para quem está com algum distúrbio emocional.

  1. A melancia, o abacate, o limão, mamão, tangerina – contém a substância triptofano, percussor da serotonina, regulando o humor. Recomendamos de 3 a 5 frutas por dia.
  2. Iogurte – fonte de cálcio, diminui a irritabilidade
  3. Maça e Laranja – ricas em ácido fólico, sendo importante para controle de quadro de depressão. A laranja tem vitamina C, melhora o sistema nervoso, a fadiga e o estresse.
  4. Castanha-do-Pará, nozes e amêndoas – fontes de selênio, um poderoso antioxidante, colaborando com a redução dos sintomas da depressão.
  5. Banana e Abacate – tem carboidrato, magnésio, potássio e vitamina B6, produzindo energia e diminuem a ansiedade.
  6. Ovo – fonte de tiamina e a niacina (do complexo B), bom humor em alta.
  7. Aveia – alimento fibroso, bom para o intestino, combatendo a ansiedade e depressão.

95% dos nossos neurotransmissores são produzidos no organismo, portanto, vamos cuidar bem desse órgão tão importante para a nossa saúde mental.

Redação: Digital Fisher

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