Blog Dr. Rafael Coelho

Emagrecimento, bem estar & performance humana

Glutamina: nutriente encontrado nos alimentos ou suplementos

Glutamina: nutriente encontrado nos alimentos ou suplementos

A glutamina é um aminoácido encontrado nos nossos músculos e tem a capacidade de produzir antioxidantes (substâncias, como vitaminas e sais minerais, protetoras das células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo corpo), além de trabalhar em prol da defesa do organismo. A glutamina também coopera no equilíbrio da flora intestinal, ajudando na desinflamação das células do intestino, regularizando a quem tem prisão de ventre e diarreia. O aminoácido também pode ser adquirido na alimentação e suplementação.

Aumento do hormônio cortisol no organismo eleva quadro de estresse

Aumento do hormônio cortisol no organismo eleva quadro de estresse

Hoje em dia, os indivíduos têm uma rotina corrida e deixam de lado hábitos essenciais, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos para se dedicarem mais ao trabalho e outras atividades. Porém, quando esquecemos de olhar com autocuidado para a nossa saúde, iniciamos uma desregulação hormonal em nosso organismo. Com a cobrança social, seja no trabalho, seja em casa, inicia-se, portanto, um quadro de estresse mediado pelo hormônio cortisol.

Prática da musculação deve ser incentivada nos idosos

Prática da musculação deve ser incentivada nos idosos

Sabemos da importância da prática de atividade física em todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos), pois o exercício melhora o condicionamento físico, o ganho de massa muscular, controla o peso e diminui o risco de doenças como o diabetes e hipertensão arterial. Claro que em cada faixa etária existe o tipo mais adequado para que existam os benefícios e essas pessoas possam desfrutar disso. No caso da população idosa, com a devida orientação do profissional de educação física, a musculação, deve ser incentivada, pois, o treinamento com peso aumenta a densidade óssea, combatendo a osteoporose, fortalece o sistema musculoesquelético, evitando problemas cardíacos, produz uma maior força muscular, o que se realiza na melhora da coordenação motora.

Coloque mais verde no prato e coma mais saudável

Coloque mais verde no prato e coma mais saudável

Consumir regularmente folhas é fundamental para manter uma alimentação balanceada. São alimentos que oferecem inúmeros benefícios como vitaminas e minerais essenciais para a saúde e manutenção dos micronutrientes. Muitas delas também contêm antioxidantes, moléculas capazes de conter os danos oxidativos provocados pelos radicais livres – prevenindo, assim, o envelhecimento das células do corpo e ainda agindo na prevenção de diversos tipos de câncer.

Movimento é vida: milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa

Movimento é vida: milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas todos os anos, ao redor do mundo, se as pessoas fossem mais ativas. A atividade física regular pode prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo o câncer, além de reduzir os sintomas de depressão, ansiedade, estresse e melhorar o sono. Vamos para dados mais de perto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 40% dos adultos brasileiros são sedentários.